3 em cada 10 brasileiros já se endividaram por conta do parceiro, aponta pesquisa

3 em cada 10 brasileiros já se endividaram por conta do parceiro, aponta pesquisa

Foto: Beto Albert (Diário)

Para o Dia dos Namorados, que foi na quarta-feira (12), a Serasa realizou uma pesquisa para investigar a relação entre o coração e as finanças. A conversa abre espaço de discussão sobre os cuidados necessários entre namorados, maridos, esposas e ficantes para evitar prejuízos financeiros durante a data comemorativa e, em especial, ao longo do relacionamento. E os resultados são curiosos. 


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


De acordo com o levantamento produzido pelo Instituto Opinion Box, 32% dos entrevistados já se endividaram, em algum momento da vida, por conta de um parceiro e 25% revelam que já precisaram tomar crédito, motivado pela pessoa amada em questão. Pensando em relações anteriores, por sua vez, 15% dos respondentes também contam que compraram um presente e terminaram a relação antes da celebração de 12 de junho.

 
Valéria Meirelles, Psicóloga do Dinheiro, explica que esse é um fenômeno comum no início do relacionamento, em que, muitas vezes, casais maquiam a verdadeira realidade financeira porque querem se adequar ao outro.

 
– O estágio inicial de paixão afeta a razão e faz com a pessoa se mostre muito mais emocional, chegando a acreditar que vale qualquer esforço para seduzir o parceiro, inclusive, recorrer a um empréstimo – diz.

 
A chave para evitar ciladas amorosas e financeiras, de acordo com Valéria, é a conversa aberta.

 
– É importante ter ciência que a paixão dura pouco e estamos falando de um período de idealização, em que um tenta se mostrar para o outro em seu melhor, mesmo que não tenha condições para tal. Porém, uma relação mais estável só se firma se o casal falar sobre dinheiro desde o começo, a partir de situações básicas: caso um não possa ir a um restaurante mais caro ou tem um orçamento específico para o presente, por exemplo – diz.


Leia mais:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria e outras 11 cidades da região devem receber R$ 14 milhões do Judiciário para reconstrução Anterior

Santa Maria e outras 11 cidades da região devem receber R$ 14 milhões do Judiciário para reconstrução

Duplicação da BR-392, na saída para São Sepé, deve iniciar ainda este ano Próximo

Duplicação da BR-392, na saída para São Sepé, deve iniciar ainda este ano

Deni Zolin